Uma nova visão sobre o FX2

O FX2 foi criado em 2006, para modernizar a Força Aérea Brasileira em uma competição entre caças de alta tecnologia. Sendo que o projeto é considerado a “compra da década”.

                                                Concorrentes

Dassault Rafale F3 (França)

Jas 39 Gripen (Suécia)

F 18 Super Hornet (EUA)

Comparações

JAS 39 Gripen:

Esse caça monomotor Sueco é o caça mais leve da concorrência, pesando 5.700 kg, mas em compensação ele leva menos armamentos e tem menor alcance sendo também o caça mais barato do projeto custando de 50 a 60 milhões de Reais.

Se o Brasil comprar o Gripen terá algumas vantagens como, transferência tecnológica de todos os componentes suecos do avião e a integração de vários tipos de mísseis, parceria na venda para todo o mundo.

Dassault Rafale:

É o participante bimotor Francês, que no projeto é o que possui mais capacidade de levar armamento, levando 9.000 kg.

Caso o Brasil o compre os Franceses oferecem transferência tecnológica de tudo que foi pedido pela FAB e a possibilidade de ser montado no Brasil e direitos de fabricação para vender na América do Sul.

F 18 Super Hornet:

É um caça norte americano fabricado pela Boeing que concorre no FX2, sendo o mais pesado entre os concorrentes e por isso ele consegue ter mais alcance e mais velocidade, chegando a 2.190 km/h.

Se o Brasil comprar o F 18 Super Hornet os EUA darão algumas vantagens como vender diretamente e a possibilidade de transferir algumas tecnologias, dependendo da aprovação do Congresso Americano.

Esperamos ansiosamente a escolha Brasileira, para finalmente decidir qual será o caça que protegerá o território Brasileiro.

Até a próxima!

Deixe um comentário